
Fundação Bauhaus defende
cancelamento de concerto

Feine Sahne Fischfilet | © Bastian Bochinski
A Bauhaus Dessau mantém sua resposta negativa à banda Fine Cream Fish Fillet. Porém quer usar o debate como uma oportunidade para discutir o compromisso contra a exclusão.
A Fundação Bauhaus Dessau mantém a resposta negativa à banda punk Fine Sahne Fischfilet. Porém, lamenta que o público tenha ficado desapontado com o cancelamento do concerto. A Bauhaus se mostrou apolítica, disse a fundação.
A decisão contrária ao show aconteceu por uma questão de “comprometimento do prédio" e para não dar palco aos neonazistas, dizem. A atenção do público agora fez o oposto. "Nas próximas semanas, queremos usar a crítica da direita como uma oportunidade para realizar um debate público sobre como estamos hoje comprometidos com uma sociedade aberta e contra a exclusão."
A ZDF tinha planejado em 6 de novembro um concerto da banda punk na Bauhaus Dessau. Depois que grupos de direita convocaram pela internet um protesto contra a aparição dos músicos, a Bauhaus cancelou o show.
"Desde que assumi a gestão da Fundação Bauhaus Dessau, foi importante para eu mostrar no programa de trabalho que somos um espaço internacional, aberto e transparente para debate público, como tem sido historicamente na Bauhaus. Isto implica num afastamento claro dos neonazistas" diz a declaração escrita pela diretora Claudia Perren.
Convites de outras cidades da Bauhaus
De duas Bauhaus nas cidades de Berlim e Weimar, por outro lado, vieram dois convites para o grupo. Dessa forma, o senador da Cultura de Berlim, Klaus Lederer (à esquerda), deu um sinal como presidente da Associação Bauhaus neste ano, bem como o professor Max Welch Guerra, da Bauhaus, da Turíngia. E o Teatro Anhalt Dessau também mudou de direção: da recusa na semana passada para a garantia de qualquer apoio.
O Anhalt Teatro anunciou: "Como o prédio atual do teatro foi construído, os artistas foram condescendentes, impedidos de exercer a sua profissão e maciçamente expulsos, sequestrados e mortos. O teatro está ciente de que as tentativas de obstruir a arte devem ser sempre confrontadas”.
O professor da Bauhaus Welch Guerra criticou a decisão da Fundação Dessau: "Sua declaração de que não querem tornar-se um local de agitação política a história esqueceu (é tapar o sol com a peneira)". Sob pressão dos nacional-socialistas, a Bauhaus teve que se dissolver em seguida. "É por isso que estou tão infeliz que uma instituição da Bauhaus ceda imediatamente à pressão da direita."
A banda está comprometida contra o extremismo de direita e o racismo. Vários anos atrás, ela ficou conhecida por causa da violência contra policiais num Relatório de Proteção Constitucional de Mecklenburg-Pomerânia. Mais recentemente, os músicos tocaram em um concerto contra o extremismo de direita em Chemnitz. No relatório de proteção da constituição, o nome da banda não aparece mais faz alguns anos.