top of page

O que é o Livro de Esboço

Atualizado: 17 de mai. de 2020




Durante a quarentena, Angelo Esmanhotto - que conheci melhor quando lancei a segunda edição do PARA DE GRITAR ISSO SEU IRRESPONSÁVEL e o convidei para participar - começou a me enviar pequenos vídeos com imagens e edição feitas por ele. Musicados por ele, também, claro. Imagens de cinema experimental (?). Música experimental (?). Eu sei lá. Sei que vejo e a poesia brota na hora. Tínhamos que fazer alguma coisa com isso. Nasceu LIVRO DE ESBOÇO, uma seção do PARA DE GRITAR ISSO SEU IRRESPONSÁVEL.

O nome quem deu foi o próprio Angelo. Diz que é o livro de composições dele... São 47 esboços ou páginas sonoras. Até agora... Há mais ideias sonoras saindo, segundo ele.

São ideias, umas antigas outras de agora. Ele chama de página sonora. Na média são sequências sonoras de um minuto. A ideia é que isso tudo seja um livro aberto. Estamos abrindo para que quem quiser envie vídeos de um minuto mesmo. O Angelo já fez isso uma época. Ele recebe o vídeo. Vê. Se inspirar, coloca música. Quem tem feito os vídeos é a esposa do Angelo, a Márcia A. de Figueiredo.

As músicas são sequências sem começo ou fim, podem ficar tocando em looping. Os músicos podem usar como base para improvisar. Um detalhe: para cada página sonora ele escolhe notas musicais específicas.

A minha parte é assistir e me emocionar. E deixar nascer meus esboços, meus jorros poéticos. Bom demais fazer isso.

Ah! Depois que começamos o Livro de Esboço, o Angelo lembrou do SOLOprojeto que fez com o Daniel Chaves de Carvalho. Imagens de chão, musicadas pelo Angelo. Será, será que eu me identifico de alguma maneira com essa história de chão?


Post%20Verde%20e%20Rosa%20de%20Cosm%C3%A
bottom of page