
Fui para São Paulo, meses atrás, fiz uma oficina sobre música e resolvi perguntar para os palestrantes sobre opções para gente ouvir. O curso foi oferecido pelo projeto Atlas-Atlântico Sensível. É uma Investigação sobre memória e mediação das práticas e instrumentos musicais na circulação entre comunidades interligadas, nesse caso populações que têm proximidade com a língua portuguesa.
O encontro reuniu os músicos Ivan Vilela, Pedro Aragão, além dos pesquisadores Susana Sardo e Jorge Castro Ribeiro. Convidei todos a participar, mas só Susana e Pedro responderam.
A Susana Sardo me enviou alguns links relacionados à música de Goa que tem sido seu objeto de pesquisa. Até 1961 Goa era uma colônia portuguesa e agora é um estado dentro da Índia.
Nádia Rebelo: de Goa (Índia), canta em estilos que vão do pop ao jazz. Tomou gosto pelo fado português e ganhou muitos prémios em competições como o Vem Cantar e o Concurso do Fado.
Sonia Shirsat: Foi chamada de "A embaixadora da música goesa para o mundo" e se apresentou mundialmente, em toda a Índia e, muitas vezes, durante eventos culturais e musicais em Goa. Ela canta em 13 idiomas.
Franz Schubert Cotta (Cotta Family)
https://www.facebook.com/CottaFamily/
Fado de Goa: