Batidas anônimas em Cuiabá
- Para de gritar isso seu i
- 28 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Estou com Cuiabá e o Mato Grosso faz tempo na cabeça. Tenho boas lembranças dos poucos meses que trabalhei lá e também das férias e visitas à Chapada dos Guimarães e ao Pantanal. E não é porque as chamas criminosas no Pantanal saíram das manchetes que vou deixar de lembrar aqui, mesmo no meio do processo criativo do CAIXOLÁ LÁ LINHA no blog CAIXA CAIXOTE CAIXÃO. O fato é que não consigo esquecer o PARA DE GRITAR ISSO SEU IRRESPONSÁVEL.
Então, escrevi para uma amiga jornalista, a Suzi Bonfim, que morou décadas em Cuiabá e agora resolveu mudar pra Londrina pra ficar perto da família... A Suzi me deu o contato do maestro Fabrício Carvalho. Pedi a ele contatos de artistas mulheres com trabalho de resistência nesse nosso país que não dá a mínima para cultura. Ele me passou o contato da Josi Crisprim, conselheira de cultura na área da música em Cuiabá. Ela tem profundo conhecimento da cena musical feminina da cidade e me passou uma lista de artistas. Ela, inclusive, tem um trabalho musical de peso.
Lógico, decidi inclui-la nos nomes para divulgar no grupo de dicas culturais. Mas, conversando pelo whats, ela me pergunta se vou enviar o texto para que veja se está ok. Fui curta e grossa: “não, não vou enviar. Se não quiser participar não precisa”. Fico puta com quem pede para jornalista enviar texto. Me sobe o sangue. Não sou assessora de imprensa da pessoa, caramba. Cada um que arque com suas inseguranças. Fica a dica, pessoal. É feio demais pedir para enviar texto para aprovar, ainda mais no meu caso que faço escrito poético. Pega mal... Desculpa aí, Josi. Agradeço profundamente o envio da lista de nomes. Valeu mesmo. E continua fazendo o seu trabalho porque é muito importante pra cidade... Se quiser divulgar seu trabalho, o espaço continua aberto.
Escolhi Anônima Beats (acima) para abrir essa série com artistas que fazem música lá pros lados do Mato Grosso e que vou divulgar no grupo de dicas culturais do facebook NUNCA PRECISOU DE CHÃO FIRME e PARA DE GRITAR ISSO SEU IRRESPONSÁVEL. A partir da próxima segunda, às 9h, vou publicar lá os outros nomes da cena local. Pedi para que me enviassem uma composição que tem a ver com luta social. Pedi também que me dissessem o que acham que falta na cidade.
Esse é o texto que a Anônima Beats enviou pra mim:
Anônima Beats é o pseudônimo de Roberta Beatriz, vulgo MC RB8. A artista se inseriu no hip-hop em 2017, como MC, e em 2019 iniciou trabalhos audiovisuais e musicais, produzindo beats, videoclipes e fotos. Nesse processo, a artista vê que a cena audiovisual e musical em seu estado está em declínio pra quem não tem acesso a produções de alto orçamento, studios de gravações e sessões fotográficas, portanto, viu nesse espectro uma forma de dar oportunidade pra quem tem vontade de começar, tanto na música, quanto no audiovisual em si, dando chances e abrindo caminho para novos artistas e produtores independentes.
A conversa foi rolando no whats...
O que falta na cidade?
Anônima Beats: Infraestrutura, mobilidade e acessos (espaços físicos e locais direcionados a eventos mais abertos e sem preconceitos com a comunidade LGBTQI+).
Queria saber mais de vc...
Anônima Beats: Tenho 22 anos. Moro sozinha com minha companheira.
Como vc se descobriu compositora, artista...
Anônima Beats: Faz muito tempo, desde aos 13 toco violão e comecei a compor aos 15. Fazia algumas músicas autorais (tem disponível no soundcloud) e aos 19 me tornei MC de batalha... Foi quando me inseri na cultura do hip-hop.
Vc consegue viver da sua arte? Eu não consigo viver dos meus escritos poéticos... rs
Anônima Beats: Infelizmente não, trabalho como vendedora em shopping pra pagar minhas contas.
E o que vc vende?
Anônima Beats: Óculos e relógios.
Consegue continuar a estudar ou nem dá na correria?
Anônima Beats: Nem dá, bem que eu queria... Tranquei meu curso de psicologia no 4° semestre em 2019.
Nem fica triste. Ensino formal não é tudo.
Anônima Beats: Não mesmo! Hahahaha.
Eu perdi um trabalho ontem porque não tenho currículo lattes. Hahahaha. Cachorro que lattes não morde...
Anônima Beats: Kkkkkkk. Verdade. Só queria sair desse shopping! Arghhhh
A Anônima Beats tem um Canal no youtube com registros muito legais. Ela mesma gravou alguns.
Duas faixas do sound cloud:
Comments