top of page

Tem que ser muito forte

Atualizado: 24 de jul. de 2020

Nem sei como começar a escrever esse post. Não queria escrever isso, tamanha tristeza. Mas, vamos lá.

Nesses últimos dias tenho estado em contato com o Cacique Ilson, da etnia Awa Guarani. Ele tem me contado a situação dos índios da região de Guaíra, na fronteira do Paraná com o Paraguai. Hoje continuei a conversar com ele porque queria mais informações sobre um grupo musical que tocou no programa noticioso do Yago Queiroz da ARPINSUL - Articulação dos Povos Indígenas do Sul.

Ele não conseguiu me passar muitas informações. Leia porque nas mensagens por whatsapp:



Ouça o áudio que ele passou ontem, falando justamente sobre os suicídios e também sobre intimidações, violência. Como é que isso pode ser realidade?



Mas, os indígenas vão continuar. O vídeo abaixo é do grupo musical Ma ara jere peve Teko toiko. Significa Que a nossa tradição permaneça por mais de mil anos.

O grupo surgiu em 2012, na aldeia Y'hovy - T.I Guasu Guavirá, Guaíra, Paraná.

A música é para dar força para ir frente, para unir, para continua lutando.

Os integrantes são.

Ana Paula Vera

Emyli Bolgarim

Gabriel Martines

Gilberto Maciel

Jorge Esquivel

Maria Vera

Miguela Acosta

Vilma Vera

Wilfrido Benites

Tentei procurar mais vídeos deles, mas não encontrei. É gente que vive fora da internet. É gente que tenta viver fora da internet.



Quem não conseguir baixar o aúdio do Cacique Ilson, me avisa que mando para cada um. Tentei colocar aqui, mas o blog não aceitou. Transformei em mp4, tentei subir no youtube, mas o vídeo não foi aceito. Pode me escrever:


Leia lá no Arte na Roda o post que deu origem a esse post. Ilustro o post com a obra de Feliciano Lana e falo do trabalho do Yago Queiroz. Ele faz um belo trabalho, divulgando notícias indígenas.


DOCUMENTOS PREPARADOS PELOS INDÍGENAS:


1. A Articulação Nacional de Indígenas em contextos urbanos e migrantes contribuiu ma relatoria, mostrando a situação dos povos nos diferentes contextos urbanos no Brasil.

Indígena é indígena em qualquer lugar!

Clique aqui para acessar o documento.


2. Planejamento da região sul para enfrentamento ao covid. Documento preparado pelos indígenas.

Planejamento_regional_para_o_combate_à
Download • 665KB

Post%20Verde%20e%20Rosa%20de%20Cosm%C3%A
bottom of page