top of page

Que música essa gravura te lembra? Com Elias Fernandes.


Elias Fernandes é de família mineira, porém, nasceu no norte do Brasil. Coisas da sua família que, segundo ele, andava em busca de vida. O pai levou a família para Ji-Paraná/Rondônia com a ilusão de que lá compraria terras mais baratas e viraria fazendeiro. Deixaram logo o lugar.

Radicado em Curitiba há 20 anos, estudou no CMPB Conservatório de Música Popular brasileiro de Curitiba e se formou Bacharel em Música Popular pela FAP/UNESPAR Faculdade de Artes do Paraná. É músico, cantor, compositor, arranjador, instrumentista. Inserido no cenário do Samba desde 2008 por seu padrinho Julião Boêmio, participou de diversos grupos de samba, com destaque para o grupo "Combinado Silva Só". Deste grupo surgiram os projetos "O Samba do Compositor Paranaense", voltado à criação e difusão do Samba local e "Samba do Sindicatis", dos quais faz parte desde a sua fundação. Elias dedica-se à pesquisa de sambas antigos e à composição autoral, tendo alguns parceiros de peso como Cláudio Peba, Léo Fé, Renato Lucce entre outros. Tem um Samba, "Compositor Confuso", arranjado por Jaime Alem e gravado pelo grupo Caxangá. Atualmente desenvolve com Thiago Souza o projeto "Samba do Proletário" com o apoio do Manifesto Café.

ARTISTA: Violeta Franco

TÍTULO: Sem título. DATA: Sem data.

TÉCNICA: Gravura em metal. DIMENSÕES: 40 x 35 cm.

DADOS DA ARTISTA: Curitiba, PR, 1931 (1926) - 2006. Pintora e Gravadora. Estudou pintura com Guido Viaro e gravura com Poty Lazzarotto. Foi fundadora e dirigiu o Clube de Gravura do Paraná de 1953 a 1956.

“Em 1950 participa de curso de Gravura em Metal, com PotyLazzarotto, e apaixona–se pela técnica. O entusiasmo de Poty influencia a artista no desenvolvimento da disciplina. Ela abre seu atelier na garagem da casa de seus avós, na Avenida Iguaçu, que não tardaria em ser conhecido no meio artístico como a Garaginha.Em 1951, Violeta Franco é uma das fundadoras - com Fernando Velloso, Alcy Xavier, Nilo Previdi e Loio Pérsio - do Clube de Gravura do Paraná, tendo exercido o cargo de diretora. Essa entidade torna-se, posteriormente, o Centro de Gravura, liderado por Previdi, e, durante muitos anos, é o único curso em regime de atelier livre a difundir a prática da Gravura no Paraná. Em 1956 a artista transfere residência para São Paulo/SP. Retorna a Curitiba em 1970. Atua como orientadora de cursos no Atelier de Gravura da FCC. Em 1976, dirige o Centro de Pesquisas e Informações do MGV e, em 1979, o Atelier de Gravura do CCC. Passa a atuar, em 1981, como coordenadora responsável pela documentação do Centro de Pesquisa da Casa da Gravura do Solar do Barão. No ano seguinte ministra curso de Estampa em Relevo da Gravura Atual, em São Paulo/SP. Convidada, em 1986, a integrar o Conselho de Artes Gráficas do MAM/SP, transfere residência – por algum tempo – para aquela cidade. Retornando definitivamente para Curitiba; em 1990.” . Cf. Dicionário das Artes Plásticas no Paraná.


"Bem... Vi a imagem e me veio à mente uma mulher deusa preta. Lembrei da Pagu, ativista negra. Então, a música da Rita Lee, Pagu".

Essa música é um delírio, né, gente? Tô amando fazer esse post. Ainda bem que sou chata, pentelha e não desisto fácil. Quase não deu o post. O Elias tinha topado participar. Me passou uma mensagem assim: "tô ligando o computador e já te mando". Depois de três dias, nada. E eu mandando mensagem, outra mensagem e mais outra... Pensei: poxa, será que ele é do tipo de deixar a gente no vazio, sem responder? Preocupada por mim e por ele, apelei para o Ricardo Salmazo. "Ricardo, será que aconteceu alguma coisa com o Elias?"

Depois de umas horas o Elias me responde. Ufa! Ele disse que estava na correria dos editais e se perdeu nas mensagens do whats.

Ele foi enviando o material... Já fiquei mais que feliz com a Pagu. Aí, quando chegou o texto sobre ele e vi a frase "atualmente, desenvolve com Thiago Souza o projeto "Samba do Proletário" (siga no instagram) com o apoio do Manifesto Café, não tive dúvida em perguntar mais sobre.

- O Samba do Proletário é um projeto mais voltado para o trabalhador, para a trabalhadora. Estamos fazendo samba para defender os menos favorecidos. A gente gravou e vai lançar no dia do meu aniversário, agora dia 27 de setembro, dia do meu aniversário, um clipe de uma samba em homenagem ao ilustríssimo senhor, excelentíssimo (risada debochada), o prefeito.
- Não tem como mostrar um pedacinho antes?
- Pode ser, mas tem que me desculpar a voz que não tá tão boa porque eu participei de uma live ontem.

Deixo também o samba do Elias, "Compositor Confuso", arranjado por Jaime Alem e gravado pelo grupo Caxangá. É a faixa 2.

Ajude a divulgar o trabalho dos artistas. Compartilhe! E não perca o próximo post dessa série.

Para saber como surgiu essa ideia clique aqui.


E para apoiar o blog: www.apoia.se/karenmonteiro



Post%20Verde%20e%20Rosa%20de%20Cosm%C3%A
bottom of page