top of page

Que música essa obra te lembra? Com Simone Magalhães.


Simone Magalhães mulher preta, pobre, periférica, latino-americana, atriz, cantora e compositora. Coloca em suas criações artísticas toda a sua crítica ao preconceito dirigido ao corpo da mulher preta sapatão.


ARTISTA: Edilson Viriato

TÍTULO: Anjos brincando c/rosário DATA: 1992

TÉCNICA:serigrafia (8/11) DIMENSÕES: 50x35 cm. DADOS SOBRE O ARTISTA: Ele adota uma atitude deliberadamente provocadora e agressiva com relação aos valores dominantes bem como mantém conscientemente um lado ingênuo e kitsch, cujas alegorias têm origens na sua própria vivência. Surgidas de seu imaginário, elas são transformadas em símbolos como o “cachorro piranha” ou o “sorriso serrote”. De conotações religiosas, elas vão se tornando fortemente trangressivas, fazendo referência aos mistérios cristãos numa relação sadomasoquista: uma festa blasfematória carregada de prazer sobre um fundo de crueldade”. (Fernando Bini, 2002)


Simone acha essa gravura do Viriato "malandramente cristã". Pensou na música Camarão que dorme a onda leva com a Beth Carvalho.


 

ARTISTA: Paul Garfunkel TÍTULO: Namorados da Praça da República. DATA: 1954 TÉCNICA: litografia aquarelada à mão DIMENSÕES: 24 x 30 cm

DESCRIÇÃO DA OBRA: Litografia que pertence ao Álbum I, no. III, Images du Brésil, Rio de Janeiro, 1958,. Contém a seguinte inscrição no verso do quadro: "Os Namorados da Praça da República. Estss são os namorados da Praça da República, indiferentes às gigantescas árvores centenárias, às estátuas cobertas da pátina do tempo, às cotias que atravessam as alamedas sobre suas curiosas patas em acentos circunflexos, trocam palavras banais, mas eternas, as mesmas de todas as latitudes. Passantes solitários perambulam à busca de efêmera companhia. Logo serão seis horas, a noite tropical cairá de repente e o jardim se transformará em passagem de trabalhadores apressados que saltam dos bondes para se amontoar em trens elétricos dos subúrbios. Os namorados desaparecem à sombra da noite."

"Uma imagem com iê iê iê.... Jovem Guarda. Depressiva, mas com amor", diz a Simone.

Aí veio na cabeça quem? Vanusa...


O comentário que a Simone fez , explicando porque estava demorando para me enviar o material, me deixou pensativa..

"Vou ver aqui direitinho. É que voltei a trabalhar, normalmente. Aí estava bem ocupada..."

Quantos mais artistas precisam voltar para o tal trabalhar normalmente porque fica difícil viver só de arte, me fala? Isso quando acham esse trabalho normal, instituído, respeitado, aceito. Aquela vaguinha bacana, aquela que a família fala "deixou de ser vagabundo". Vaguinha com carteira assassinada, salário de fome, vida enquadrada. Não vou falar mais para não deprimir a Simone que começou agora um novo trabalho. Desejo o melhor para você. Que você consiga conciliar e continue gravando muitos clipes, que continue subindo no palco, fazendo o que você sabe e gosta.

Olha a Simone atuando neste clip da banda Borralheira. A gravação é do mês passado (9 de agosto). "Gostei muito de fazer abordamos um tema pesado...O estupro."


Ajude a divulgar o trabalho dos artistas. Compartilhe! E não perca o próximo post dessa série.

Saiba como surgiu essa ideia clicando aqui. Sem a ajuda do professor Fernando Bini, a ideia não teria surgido. As informações sobre as obras estão sendo copiadas das fichas que o professor me enviou. Obrigada, professor!

E os textos sobre os artistas são enviados por eles mesmos.

E para apoiar o blog: www.apoia.se/karenmonteiro


Post%20Verde%20e%20Rosa%20de%20Cosm%C3%A
bottom of page