Que música essa gravura te lembra? Com Dandara Manoela.
- Para de gritar isso seu i
- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de set. de 2020

Dandara Manoela é cantora e compositora. Sua pluralidade musical representa um símbolo de resistência das manifestações culturais afro-brasileiras e de afirmação da mulher negra e lésbica no campo artístico. Vencedora dos prêmios catarinenses de melhor cantora (2017) e melhor álbum (2018), Dandara Manoela transita pelo samba e pela MPB, trazendo à tona lutas e afetos subjetivos que encontram espaço na multidão.
Enviei para Dandara uma gravura de um casal branco, heteronormativo com cara de certinho. A imagem é cara do que aparece na maioria das representações da arte, ainda hoje, mesmo num Brasil com grande parte de sangue negro. Num passado não muito distante, então, era só o que se via...- +

ARTISTA: Rosa Pereira de Castro Bruinjé
TÍTULO: Sem título DATA: 1998
TÉCNICA: Gravura (litogravura 11/14) DIMENSÕES: 27 x 22,5 cm
DESCRIÇÃO DA OBRA: Figuras humanas, casal.
DADOS DO ARTISTA: Rosa Bruinjé (1936 - 2009)Pintora, desenhista, gravadora e escultora. Nasceu em Potirendaba, São Paulo, muda-se com sua família para o Paraná aos quatro meses de idade. Começa a interessar-se pelo desenho ao observar seu irmão fazendo retratos. Inicia-se nas Artes Plásticas em 1967, frequentando Curso Livre de Desenho com Luiz Carlos de Andrade Lima no MAA. Rosa conheceu o holandês Tony, com quem iria se casar. Aliado a suas atividades assistenciais, montou um ateliê de pintura. Por seu engajamento no mundo da arte, acabou sendo eleita presidente da Associação Paranaense de Artistas Plásticos. Como membro da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, fez parte da comissão do departamento de Cirurgia Plástica reparadora do hospital. Em 1992, faz Escultura com Elvo Benito Damo, no Centro de Criatividade e Xilogravura no Museu Lasar Segall, em São Paulo. No ano seguinte, de novo na Alemanha, estuda técnicas de imprimir com um pintor francês que reside naquele país: Coifard Olivier. Na Holanda, tem aulas sobre uma nova técnica em pastel com a pintora Van Hartog. Por dez anos, de 1992 a 2002, foi consulesa da Holanda em Curitiba e a participação em festas e eventos beneficentes era o que mais gostava. Sua vida era muito dinâmica. Teve que retirar um rim, mas nunca deixou de trabalhar com afinco, lembra o marido. Faleceu dia 2 de abril de 2009, aos 73 anos.
A Dandara olhou a gravura e primeiro lembrou da linda João e Maria com a Nara Leão. Aí eu falei: ah, Dandara, pensa em alguém menos divulgado... Então, ela mandou Dois ali se amando, do François Muleka, no álbum Feijão e Sonho. Mas, viu... O que eu queria saber mesmo desse casal é se os dois são daqueles que hoje se preocupariam com o Pantanal queimando, com a lentidão do combate ao incêndio, com o aumento sem precedentes do número de focos... É que não tinha como não citar mais esse absurdo... Não se engane com o tamanho da nota que o governo federal soltou, dizendo o que está fazendo. Pode-se dizer muitas coisas, mas fazer, efetivamente, bem pouco. Questiono o ritmo que os aviões, helicópteros e exército estão trabalhando para conter os focos de incêndio... Olha o vídeo metafórico que acordou na linha do tempo do grupo de dicas do facebook que mantenho.
*Para ler o primeiro post da série e saber como surgiu essa ideia, utilizando as gravuras enviadas pelo professor e crítico de arte Fernando Bini, clique aqui.
Para ouvir a Dandara:

Comments